Ensinar a tricotar

26 Apr 2015


"Muitos de nós gostaríamos de ter aprendido a tricotar com as nossas avós ou mães. Tradicionalmente, o conhecimento da prática de tricot foi passado, essencialmente, entre as mulheres, de geração em geração. O abandono progressivo destas práticas e, principalmente, a sua desvalorização, fizeram com que muitas meninas e meninos não aprendessem a tricotar na infância ou na adolescência.

Esta foi a introdução que se lê no booklet que produzimos para o primeiro workshop da Mariamélia.













Tivemos desde o início a intenção de ensinar o tricot da mesma forma de o vemos: uma ferramenta criativa, de respeito aos têxteis e que vem da paixão pelo saber fazer. Convidamos uma talentosa tricotadeira alemã (há dois anos apaixonada pela cidade do Porto) para orientar este workshop, porque o ensino destas práticas deixou há muito de ser um conhecimento familiar, ou mesmo comunitário. Se há vídeos e modelos de tricot por toda a internet, porque não ir ao encontro dos métodos mais difundidos?

Qualquer pessoa aprende a tricotar, desde de que queira despender umas quantas horas e ganhe gosto por tricotar uma ou duas horas por dia. Depois do treino, é como andar de bicicleta, não se esquece tão facilmente. Desde que haja prática, a memória dos gestos fica nas nossas mãos. Com gosto e vontade de fazer, é perfeito.



As amostras das alunas deste workshop ficaram lindas e enchem-nos de orgulho por ter conseguido entusiasmar mais três pessoas a tricotar. O fio foi muito elogiado: o Artesão do projecto Saber Fazer, é um fio 100% lã, sem tinto, em tom natural mescla. É um fio suave que se torna-se ainda mais macio à medida que é trabalhado várias vezes (quando se desfaz e volta a fazer).

Esperemos que, no futuro, as nossas recém-tricotadeiras queiram fazer mantas coloridas, cachecóis e golas de inverno e mesmo peças de vestuário. Depois de começar a tricotar, as possibilidades são infinitas. Entretanto, haverão mais workshops da Mariamélia.

Em breve, faremos workshops dedicados a outras técnicas, mas em alguns meses, iremos continuar a aprendizagem do tricot, com outras técnicas para podermos fazer acessórios. Fiquem atentos!*

* Se quiserem receber as novidades da Mariamélia subscrevam a nossa newsletter ali na coluna do lado direito. Receberão notícias semanais incluindo informação sobre os novos workshops.


No comments:

Post a Comment