KAL Mariamélia

15 Feb 2016




Porque gostamos as duas de tricotar e tínhamos em mente fazer uma camisola em conjunto, decidimos que não passava deste inverno. Queríamos uma camisola típica de inverno mas colorida e a nossa atracção natural por padrões levou-nos a pesquisar por camisolas islandesas. Escolhemos tricotar uma camisola "lopapeysa", típica da Islândia. Estas camisolas são trabalhadas em tricot circular (sem costuras) e a zona do peito e da gola é decorada com um bonito desenho geométrico de várias cores.

Depois pensamos que outras pessoas poderiam gostar também de tricotar esta peça connosco, em grupo, para poderem tirar dúvidas e trocar ideias sobre peça. KAL significa "Knit Along" e consiste precisamente em tricotar uma peça em grupo. Convidamos a juntarem-se a nós: basta contactarem-nos por email. O KAL passará por trocas de emails e alguns encontros de tricot informais. Damos conselhos sobre fios a usar, técnicas para tricotar a cores e como escolher a paleta de cores.

O modelo que escolhemos chama-se "Afmaeli" um modelo comemorativo da marca de fios islandeses Istex Lopi. As instruções são de download gratuito, aqui.
Para esta camisola é necessário utilizar um fio tipo Sport/DK e agulhas 4,5 mm para obter uma amostra de 10x10 cm de 18 malhas x 24 carreiras.



A partir deste modelo, adaptamos o padrão às cores que cada uma queria utilizar e encorajamos quem quiser participar a fazer o mesmo. Basta copiar a parte do esquema que indica “repeat” (a porção do padrão que se repete) e alterar as cores para aquelas que se vai usar. Esta adaptação pode ser feita à mão com papel quadriculado e lápis/canetas de cor ou usando o computador. Convém ter em conta algumas noções ao fazer esta adaptação de cores, já que o desenho do padrão fica muito diferente ao alterar as cores.

Depois de escolher as cores, passamos à prática e fizemos uma pequena amostra do padrão (só o módulo que repete) nos fios que iremos usar. Esta amostra é importante tanto para testar as cores como para perceber a nossa tensão para esta peça, ajuda-nos por isso a selecionar as agulhas certas para trabalhar a camisola, conforme o tamanho a fazer (S, M, L, XL).

No dia 1 de março começamos a tricotar. Até lá, enviem-nos a vossas dúvidas.

No comments:

Post a Comment