Mi Mitrika x Mariamélia

IMG-1404.JPG

Os fios sempre foram um interesse comum às duas e há algum tempo que estudávamos processos de tingimento de fios de forma natural. Começamos por recolher cascas de cebola e caroços de abacate, o que demorou algum tempo já que são necessárias grandes quantidades para se conseguirem cores mais intensas.

A pensar nesta ideia de tingir fios, a Alexandra cultivou alguns pés de cravos túnicos, uma das flores mais utilizadas nestes processos devido aos fortes pigmentos que produz. Ter acesso a uma grande quantidade de flores de buganvília também nos criou a curiosidade de experimentar e foi mais uma das flores que acrescentou uma cor à paleta que pretendíamos.

IMG-1516.JPG
IMG_5477.JPG

A ideia era tingir fio de lã de tom natural. Por ser uma fibra natural, a lã tem propriedades que a tornam particularmente fácil de tingir e de fixar a cor com processos 100% naturais. O objetivo seria utilizar os fios tingidos em algumas peças têxteis, numa continuidade natural do trabalho da Alexandra com a sua marca têxtil Mi Mitrika.

Almofada-Mi-Mitrika---02-sq.jpg

Desta parceria da Mi Mitrika com a Mariamélia surgiram duas almofadas redondas, que foram pensadas para a nossa Cadeira de vime com design modernista. Tanto no tamanho menor como no maior, as almofadas conferem um conforto extra à cadeira, tornando-a mais aconchegante e quente durante os meses mais frios. As duas almofadas foram desenhadas especialmente para esta coleção. Numa delas a Alexandra fez questão de utilizar apenas os fios que tingimos. As cores resultam de cascas de cebola roxa, caroços e cascas de abacate, flores de buganvília e flores de cravos túnicos.

Foi a primeira experiência em tinturaria natural e ficamos muito satisfeitas com os resultados, mas ainda há tanto trabalho pela frente e este ano a plantação vai mesmo crescer!

Almofada Mi Mitrika x Mariamélia
Visualização Rápida

Esta almofada, feita apenas com os fios tingidos, está já disponível na loja. É forrada com tecido 100% linho, e o enchimento apenas contém lã pura, lavada e cardada, de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela.